Pesquisar este blog

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Princípio Básico da Amizade

"Não nos é possível revelar todo o nosso ser, nem outros seriam capazes de apreendê-lo. Peregrinamos juntos na meia-luz que não permite distinguir nitidamente os traços um do outro. Conhecer-se mutuamente não quer dizer que se saiba tudo um a respeito do outro, mas que se tenham amor e confiança recíprocos, e uma fé mútua. A criatura humana não deve ter a pretensão de querer violar a alma do seu semelhante. É falta de delicadeza analisar os outros. Não existe só um pudor físico, mas também um pudor espiritual, que é mister respeitar. Transmite da tua vida interior o mais que puder àqueles que contigo trilham o mesmo caminho, e aceita como um dom precioso aquilo que te devolvem em troca. Só quem respeita a vida interior do próximo pode, realmente, agir sobre ele."
Albert Schweitzer

***
Há pessoas com as quais revelamos nossas almas e abrimos nossos corações, há as que só compartilhamos momentos de vida; todas são importantes e saber distinguir uma das outras é fundamental e sinal de sabedoria, para que nossas relações sejam sempre espiritualmente benéficas. Mas, quando encontramos alguém do primeiro caso, encontramos um tesouro divino que é preciso preservar. Pessoalmente alegro-me por ter achado esse tesouro em minha vida.
( Foto - gettyimagens)

3 comentários:

Rose disse...

Este "post" me fez lembrar o Eclesiastes: "Quem encontrou um amigo encontrou um tesouro."
Paz!

Ela disse...

E dividir a alma é sim, o que existe de mais supremo.

Sempre agaradeço a Deus quando encontro pessoas assim!

Marilac disse...

Benjamim,
Este foi um dos mais belos principios da amizade que ja li!
Amor e confiança reciprocos e uma fé mutua.Fiquei pensando em quantas amizades terminam por mal entendidos,por negligencia emocional mesmo as vezes.
É tão importante ter pelo menos um amigo especial com que podemos abrir nosso coração e revelar nossa alma.

Que maravilha que vc tem esse tesouro em sua vida!

Bjs
com carinho,
Marilac

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...