Pesquisar este blog

sábado, 30 de maio de 2009

Pobres de Afeto

A falta de amor é a maior de todas as pobrezas.
Madre Teresa de Calcutá
*****
A amiga Marilac do “Sentimentos e Palavras”, no comentário do “post” anterior fez um alerta importante sobre a carência de amor e citou um pensamento da Madre Teresa de Calcutá: “A todos os que sofrem e estão sós, daí sempre um sorriso de alegria. Não lhes proporciones apenas os vossos cuidados, mas também o vosso coração.”
Partilhar o coração! Algo que nos parece tão simples, mais que a partilha do pão, porém percebemos cada vez mais o esfriamento do Amor nas pessoas, levando a maiores padecimentos por falta de afeto. Alguns anos atrás recebi de um grande amigo e irmão do coração (alguém a quem devo parte do que sou hoje) um belíssimo e grave texto da escritora Isabelle Rivière sobre a “fome não saciada”. Coloco-o abaixo para nossa reflexão:
*****
*****
“Todos os sofrimentos, todas as amarguras, humilhações, mágoas, ódios desde mundo são uma fome não saciada: fome de pão, fome de ajuda, fome de amor. Desde o namorado, cuja namorada faltou, de propósito, ao encontro, até o rapaz de vinte anos que de noite morre sozinho num hospital; desde a criança de orfanato até o homem que vai ser guilhotinado: todos sofreram de falta de amor. Cada um tinha o direito a um pedaço de coração e de vida que lhe foi negado, cada um tinha necessidade para viver daquilo que um outro guardou para si próprio.”
Isabelle Rivière
*****
Quase sempre a necessidade é primordialmente de afeto, carinho e compreensão. Todas as demais necessidades são simples conseqüência da falta de AMOR entre os seres humanos. É o egoísmo se alastrando. Recordo-me ainda das palavras de Drummond: “A cada dia que vivo, mais me convenço de que o desperdício da vida está no amor que não damos, nas forças que não usamos, na prudência egoísta que nada arrisca e que, esquivando-nos do sofrimento, perdemos também a felicidade.
*****
(Imagem - desconheço autor)

4 comentários:

Rose disse...

Benja, amigo:
Somente em Deus está o manancial do Perfeito Amor!...
Busquemos, diariamente, e com todas as forças de nossa alma, essa Fonte Sublime, para que nosso afeto seja mais puro, mais brando...
Um carinho para você neste domingo!
Paz!
Rose.

Marilac disse...

Benja,
Querido, você tocou num ponto muito importante: a falta de amor.
Madre Teresa entendia bem desse assunto e realizou um lindo trabalho ao levar amor e cuidados aos pobres do mundo.Ela deixou para todos nós uma lição importante e a certeza de que mesmo um pequeno gesto de amor causa impacto: "Sei que o meu trabalho é uma gota no oceano, mas sem ele, o oceano seria menor", costumava dizer.

O Texto de Isabelle Riviére retrata situações do dia a dia, infelizmente muitos agem sem se importar com os sentimentos alheios e por isso existe tanto sofrimento no mundo.

Repito as palavras de Carlos Drummond :" A cada dia que vivo, mais me convenço de que o desperdício da vida está no amor que não damos.."

Beijos
com carinho e saudade,
Marilac

Carol Timm disse...

Benja,

Muitas vezes somos pobres de afeto e quando percebemos, chamamos isso de falta de tempo, de vida agitada... mas custa tãopouco estender a mão ou dar um abraço e demora quase nada.

Enfim, a gente ainda está aprendendo ou não estaria aqui.

Beijos e boa semana!
Carol

Beth/Lilás disse...

Boa tarde, Benja!
Sobre este assunto, tive ontem um contato telefônico com uma amiga que mora nos EUA, onde ela chegou a chorar por telefone contando-me sua necessidade de carinho, abraços, afeto que por lá tem sido difícil encontrar.
Consolei-a, prontifiquei-me a sempre ouvi-la, mas senti uma imensa tristeza em seu relato e no que ela está passando.
Lendo hoje seu texto e as lindas palavras contidas nos textos, de Drummond inclusive, lindas, lembrei desse episódio e fiz esta junção.
Que a luz divina a abençoe e retire dela estes sentimentos tristes! Pensemos nela e façamos uma corrente de luz para que ela se fortaleça.
abraço carioca

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...