Pesquisar este blog

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

A Fábula do Porco-espinho

A amizade é uma benevolência recíproca que torna os seres humanos igualmente cuidadosos uns dos outros. (Platão)
Durante a era glacial muitos animais morriam por causa do frio. Os porcos-espinhos, percebendo a situação, resolveram se juntar em grupos, assim se agasalhavam e se protegiam mutuamente, mas os espinhos de cada um feriam os companheiros mais próximos, justamente os que ofereciam mais calor.
Por isso decidiram se afastar uns dos outros e voltaram a morrer congelados, então precisavam fazer uma escolha: ou desapareceriam da Terra ou aceitavam os espinhos dos companheiros.
Com sabedoria, decidiram voltar a ficar juntos. Aprenderam assim a conviver com as pequenas feridas que a relação com uma pessoa muito próxima podia causar, já que o mais importante era o calor do outro. E assim sobreviveram...
O melhor relacionamento não é aquele que une pessoas perfeitas, mas aquele onde cada um aprende a conviver com os defeitos do outro e consegue admirar suas qualidades.
*****
Recentemente recebi esta fábula, que já conhecia de muitos anos atrás. Ouvi-a, pela primeira vez, numa aula da mocidade de nossa Escola Jesus Cristo, em que a minha memória já não registra mais o amigo que a recordou. Porém, desde esse dia nunca mais a esqueci, pois ela nos fala de forma encantadora do sagrado valor da AMIZADE. Algo que sempre tive como uma das coisas mais preciosas da vida. Por isso concordo com Aristóteles quando ele diz: "O que é um amigo? Uma única alma habitando dois corpos."
*****
(Fotos – desconheço autor)

4 comentários:

Rose disse...

Linda lição!
E a imagem é mais linda ainda!
Nunca tinha visto um porco-espinho( é um ,não é?) tão fofinho! Parece filhotinho... Bem que eu ia gostar de ter um desses por aqui!(rsrs...)
Carinho,
Rose

Margarethrosef disse...

Como sempre...belas palavras e grande ensinamento. Belos dias pra ti!!!

Marilac disse...

Benja,
Que bela lição de vida!
Essa imagem é tão linda, que fofinhos estes filhotinhos, eu tb nunca tinha visto um.

Sábias e belas palavras dos grandes filosofos.

Bjs
com carinho
Marilac

Líliam Dib disse...

Olá! Muito bonito seu blog, e principalmente a fabula do porco-espinho.
Gostaria muito de saber o nome dessa bela musica de fundo do seu blog!
obrigada! beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...