Pela irmã Lua e as Estrelas,
Que no céu formaste claras,
E preciosas e belas.
Por nossa irmã e mãe Terra,
Que nos sustenta e governa,
E produz frutos diversos
E coloridas flores e ervas."
(São Francisco de Assis)
No Abraço da Terra
Quando o índio se inclina para a Terra, ele ouve uma voz suave, como a melodia do canto com que uma mãe acalenta o seu filho. E se o pudesses ver nesse momento, vê-lo-ias sorrir qual criancinha.
Enquanto coloca as sementes nas covas, sua mão acaricia a Terra e seu olhar enche-se de ternura.
Depois o índio vai e deita-se para repousar no chão, que é para ele como o colo da mulher amada.
O amor nas noites do índio a dormir abraçado com a Terra, envolvido com o ar e coberto com as estrelas do céu, é uma coisa que só ele conhece e não a conta a ninguém.
É assim com muitas coisas que existem só para ele. Se não as tivesse, que teria ele ainda? Pensa nisto como queiras, mas se quiseres saber dele alguma coisa, empenha-te por descobri-la e não lhe faças perguntas.
(Antonio Medíz Bolio )
*****
A ética consiste, pois, em que eu sinta a necessidade de ter o mesmo respeito para com toda vontade de viver que com a minha própria. Com isto nos é dado o necessário princípio básico para que possamos imaginar a ética. Bom é o que preserva e favorece a vida; mau é o que destrói e impede a vida.
(...) O homem só é verdadeiramente ético quando obedece à necessidade de ajudar a toda vida a que pode ajudar, e que se envergonha de causar dano a todo e a qualquer ser vivo. Ele não se pergunta até onde esta ou aquela vida tem valor para merecer participação, nem se, ou até onde, ela ainda é capaz de sentir. Para ele a vida em si é santa. Não arranca nenhuma folha das árvores, não quebra uma flor, e toma cuidado para não pisar em nenhum inseto.
A ética é a responsabilidade por tudo quanto vive, estendida além de todos os limites. Definir ética como o comportamento que visa o respeito diante da vida nos parece, em sua generalidade, uma definição fria. Mas esta é a única definição completa. A compaixão é por demais restrita para que a consideremos como a essência da ética. Pois compaixão designa somente o participar na vontade de viver de quem está sofrendo. Mas faz parte da ética compartilhar de todas as situações e de todas as aspirações da vontade de viver, de seu prazer, de seu desejo de viver plenamente, como igualmente de seu impulso para a perfeição.
(Albert Schweitzer)
*****
Longe da natureza.
o coração do homem se endurece.
Falta de atenção
para o que cresce e vive
também leva logo
à falta de atenção
para com as pessoas.
(Lame Deer)
*****
(Imagem - desconheço autor)
2 comentários:
Benja,
Precisamos urgentemente valorizar e respeitar a vida!Essencial que cada um se conscientize disso.
Quanta beleza e poesia no texto sobre o abraço do indio a terra.
Linda essa imagem!
bjs
com carinho,
Marilac
Verdades incontestáveis, amigo!
Respeito é exercício diário do coração, desenvolvimento da sensibilidade, esclarecimento da alma!...
Se aprendermos essa virtude, seremos mais próximos de Deus!
Obrigada por sua amizade!
Deus o envolva em Luz e Paz!
Rose.
Postar um comentário