Pesquisar este blog

domingo, 31 de janeiro de 2010

A Fé Preciosa

Um Jnani (conhecedor de Deus) e um Premika (amante de Deus) caminhavam certa vez em uma floresta. Enquanto caminhavam, viram um tigre a certa distância.
Disse o Jnani: “Não há razão para fugirmos; Deus Altíssimo certamente nos protegerá”.
Ao que replicou o Premika: “Não, irmão, vamos fugir. Por que haveríamos de perturbar o Senhor por causa de algo que podemos fazer com os nossos próprios esforços?
Bhagavad Gita
(escritura sagrada Hindu)
*****

*****

A fé tem como oposição não o ateísmo e a negação de Deus. A oposição da fé é o medo. Quem te fé não tem medo. Os medievais distinguiam a fé útil da fé preciosa. Fé útil é quando eu peço a Deus que me abençoe, me proteja, me dê saúde, inteligência. É uma fé útil para mim. Eu peço a Deus e ele tem que vir me ajudar. A fé útil não é uma fé plena, uma fé de verdade. A fé bíblica, a fé de Jesus, a fé dos pais da fé – Abraão, Isaac, Jacó – é outra. Esses testemunham a fé preciosa. A fé preciosa é quando você nada pede a Deus. É a fé-gratuidade. Entrega-se a Deus, porque descobre quem Deus é – o Pai e a Mãe de bondade. Esta fé tem como efeito a serenidade, a absoluta segurança, porque você se confiou, entregou não só a sua mente, mas seu coração, seu corpo, sua vida. É a fé preciosa. Tem como efeito a superação de todos os medos e, por acréscimo, advém a alegria, a jovialidade, a leveza na vida. (...) Na dimensão da fé preciosa estamos integrados. Viramos pai e mãe de nós mesmos. Chegamos à madureza da fé. À maturidade humana e espiritual. Estamos na casa de Deus, Pai e Mãe. E estamos na alegria de quem está em casa.

Leonardo Boff

*****
(Desconheço autor da foto)

Um comentário:

Ela disse...

olaaaaaaaaaaaaaaa
É tão difícil compreender a grandiosidade e a profundidade de nossa fé.

Eu acredito muito, mas as vezes ainda sinto medo!

saudades de ti!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...