"Jesus é a Ponte entre Aquele que tudo pode e as criaturas que de tudo precisam. Seja você também uma ponte que liga os que tem de sobra, com aqueles que sentem falta de tanta coisa."Santa Clara de Assis, em italiano, Santa Chiara d’Assis. Nascida como Chiara d’Offreducci em Assis, no dia 16 de Julho de 1194, e falecida em Assis no dia 11 de agosto de 1253.
Segundo a tradição, o seu nome foi escolhido pela mãe pois quando ela estava grávida, ouviu uma voz em suas orações que dizia: "Não temas, mulher, porque salva, vais dar ao mundo uma luz que vai deixar a própria luz mais clara". E ao ser batizada com o nome de Clara, cumpria-se a vontade divina.
Sua vocação religiosa manifestou-se desde pequena, através da devoção e caridade para com os pobres, privando-se de sua alimentação e mandando-a aos pobres e órfãos.
No ano de 1212, com 18 anos, Clara fugiu de casa, abandonando suas origens, aderindo a vida religiosa calcada nos ideais de Francisco de Assis: pobreza e fraternidade. Tornou-se abadessa no Mosteiro de São Damião, que havia sido reconstruído pelo próprio Francisco, criando a Segunda Ordem Franciscana, a das Irmãs Clarissas. Somente em 1263, dez anos após sua morte, é que as irmãs passaram a ser chamadas de "Clarissas". Elas, ao seguirem os ideais franciscanos, tinham como meta viver em humildade e pobreza voluntária.
O seu primeiro milagre foi em vida. Conta-se que uma das irmãs da sua congregação havia saído para pedir esmola para os pobres que iam ao mosteiro. Como não conseguiu quase nada, voltou desanimada e foi consolada por Santa Clara que lhe disse: “Confia em Deus!”
Quando a santa se afastou, a outra freira foi pegar no embrulho que trouxera e não conseguiu levantá-lo, pois a quantia havia se multiplicado.
*****
3 comentários:
Meu Deus!
Um Blog da Paz no mundo virtual tão violento... que bênção!
Tenha ótimo fim de semana e serenidade no coração.
Abraços fraternais
Benja
Como o mundo precisa de pontes assim! Que possamos ser pontes como nos orienta Santa Clara.
Meu pai também nasceu no dia 16/07.
Adorei reler sobre a vida de Santa Clara.
Abraços,
com carinho,
Marilac
Oi Benja,
Depois vou te escrever com calma e enviar fotos dos gambazinhos.
Consegui levar os filhotinhos para a SUIPA e rezarei para que sobrevivam. Só não levei para o Rio Zoo porque não consegui contato telefônico e fiquei com medo de perder a viagem até lá.
De qualquer forma tentamos aquecê-los com uma lâmpada e alimentá-los com leite diluído em água, mas eles não quiseram sugar nada. Então, resta esperar que os veterinários tenham tido mais sucesso com a alimentação deles!
Beijos,
Carol
Postar um comentário