Pesquisar este blog

sábado, 16 de agosto de 2008

Um Pouco Sobre Dom Bosco

São João Melchior Bosco (em italiano Giovanni Melchior Bosco), popularmente conhecido como Dom Bosco, nasceu em Castelnuovo d'Asti - Itália em 16 de agosto de 1815, e faleceu em Turim - Itália em 31 de janeiro de 1888. Foi ordenado sacerdote em Turim na Igreja da Imaculada Conceição em 5 de Junho de 1841. Tomou com firmeza três propósitos: "Ocupar rigorosamente o tempo. Sofrer, fazer, humilhar-se em tudo, sempre que se tratar de salvar almas. A caridade e a doçura de São Francisco de Sales me guiará em tudo".
Em 8 de Dezembro de 1841, na igreja de São Francisco de Assis, teve o encontro com o primeiro dos tantos rapazes que o conheceriam e o seguiriam: Bartolomeu Garelli. Começou assim sua obra missionária. Consagrou todas as suas energias à educação da juventude, para formá-la na prática da vida cristã e no exercício de sua profissão. Os rapazes cada vez em número mais crescente, estudam e aprendem um ofício nas oficinas que Dom Bosco construiu para eles. Acreditava na bondade que existia em cada um, por isso repetia: ''Em todo jovem mesmo no mais infeliz, há um ponto acessível ao bem e a primeira obrigação do educador é buscar esse ponto, essa corda sensível do coração, e tirar bom proveito''.
Suas últimas palavras foram:
"Quem salva a alma, salva tudo. Quem a perde, perde tudo.
Quem protege os pobres, será largamente recompensado pelo divino tribunal.
Que grande recompensa teremos de todo o bem que fazemos na vida!Quem faz o bem em vida, encontra o bem na morte: No Paraíso gozam-se todos os bens, eternamente"
.
*****

Um comentário:

Marilac disse...

Benja
Adorei reler sobre a vida de Dom Bosco.
O grande apóstolo da juventude dizia que :

"Diante de Deus declaro: basta que um jovem entre numa casa salesiana para que a Virgem Santíssima o tome imediatamente debaixo de sua especial proteção”.

Eu gostava de me sentir especialmente protegida por Nossa Senhora Auxiliadora!

bjs
Marilac

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...