Pesquisar este blog

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

"Você já viu Deus?"

Senhor, mostra-nos o Pai, o que nos basta.” (Jo 14: 8)
*****

*****

Minha mãe era analfabeta, nunca quis aprender a ler. Certa vez eu lhe trouxe um caderno e um lápis bentos pelo Papa Paulo VI para ver se ela se animava a aprender. Minha mãe jogou longe, dizendo: “Para que eu quero aprender a ler e escrever se tenho onze filhos que fizeram universidade, quase todos doutores. Para quê? Eles sabem por mim. Não preciso eu estudar e saber.
Mas era uma mulher de grande sabedoria existencial e profunda piedade.
Eu costumava gravar coisas que escrevia para ela escutar. Minha mãe escutava e dizia: “Onde você aprendeu tudo isso? Eu nunca te ensinei tais coisas!
Ao ouvir uma das gravações em que eu falava da experiência de Deus, ela me olhou fundo e fez a pergunta: “Você já viu Deus?
Eu respondi de pronto: “Minha mãe, a gente não vê Deus. Deus é espírito, é invisível.
Ela deu como que um suspiro, colocando a mão no peito, me olhou com infinita tristeza e disse: “Você é padre há tantos anos e nunca viu Deus?
Eu insisti: “Mãe, a gente não vê Deus.
Ela retrucou: “Você não vê Deus, mas eu O vejo todos os dias. Quando o sol se põe lá no horizonte. Deus passa com um manto fantástico, lindo. Ele vem sempre sério, e teu pai que já faleceu vem atrás, olha para mim, me dá um sorriso e segue junto com Deus. Eu vejo Ele todos os dias.
Eu fiquei parado, me perguntando: “Quem é o teólogo aqui, ela ou eu? A analfabeta ou o doutor em teologia?
Temos que aprender com as pessoas que vivem tais experiências. Porque a fé é uma experiência tão global que entra pelos olhos, entra no coração, entra na fantasia, entra nas projeções. Deus é substância da sua própria substância.
Essas pessoas não crêem em Deus. Elas sabem de Deus porque O viram, porque O experimentaram.

LEONARDO BOFF

*****
(Fotomontagem - desconheço autor)

2 comentários:

Marilac disse...

Benja,
Que belo depoimento você nos trouxe hoje.Deus está sempre tão perto de nós...Que possamos aprender a vê-lo .
Terminei de ler emocionada.
bjs
Marilac

ps:Peço permissão para lhe enviar aqui um texto que li a alguns anos e que lembrei ao ler seu post:

No ano de 1502, durante a conquista da América, um missionário espanhol visitava um ilha perto do México quando encontrou três sacerdotes astecas.

- Como vocês rezam?

- Perguntou o padre.

- Temos apenas uma oração

- Respondeu um dos astecas.

- Dizemos:

- Ó meu Deus, Tu és três e nós somos três. Tende piedade de nós.

- É uma bela oração, mas Deus não entende estas palavras. Vou ensinar-lhes uma oração que Deus escuta.

E antes de seguir seu caminho, fez com que os astecas decorassem uma oração católica.

O missionário evangelizou vários povos, e cumpriu sua missão com louvor. Depois de muito tempo pregando a palavra da Igreja na América, chegou o momento de retornar à Espanha.

No caminho de volta, passou pela mesma ilha onde estivera alguns anos antes. Quando a caravela se aproximava, o padre viu os três sacerdotes, caminhando sobre as águas e fazendo sinal para que a caravela parasse.

- Padre!!! Padre!!!- gritava um deles. Por favor, torna a nos ensinar a oração que Deus escuta, porque não conseguimos lembrar!!!

- Não importa - respondeu o missionário ao ver o milagre. E pediu perdão a Deus, por não haver entendido que Ele falava todas as línguas.”

Ela disse...

Eu sinto, sempre, e sou atendida sempre que me conecto com fé.

Que lindo, aqui sempre é lindo e faz a gente refletir.

abraço

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...